13/11/2023
5 dicas práticas para economizar nas férias de final de ano

As festas de final de ano estão cada dia mais próximas e, com elas, o recesso escolar e as folgas no trabalho. Muitas famílias aproveitam esse período para sair de férias e, segundo uma pesquisa realizada pelo Booking, três em cada quatro brasileiros quer tirar o máximo custo-benefício do dinheiro gasto em suas viagens. Como estratégias para economizar, os entrevistados apontam a hospedagem em locais mais econômicos, destinos mais baratos e viagens mais curtas.

Se a economia também é um fator importante para você, mas ainda não está com as férias planejadas, saiba que está muito atrasado! A melhor dica para conseguir desfrutar de alguns dias de descanso sem se ‘afundar’ em dívidas, é começar o planejamento ainda no meio do ano. Assim é possível conseguir economizar no aluguel, no voo e até nos passeios.

No entanto, nem tudo está perdido! Confira algumas dicas valiosas que vão permitir que você relaxe nas festas sem ficar super endividado.


Como economizar nas férias sem deixar de aproveitar?


Um dos primeiros pontos a se observar antes de começar a organizar uma viagem é o número de pessoas que participarão dela. Você viajará em família, com amigos ou sozinho? Das pessoas que fazem parte deste grupo, quantas delas são pagantes? Todos os envolvidos precisam participar do planejamento, seguindo as dicas abaixo para economizar dinheiro:


1. Tenha um orçamento bem definido

Quando o objetivo é não gastar dinheiro demais, definir um orçamento é o primeiro passo. Para chegar a essa quantia, é preciso considerar os custos inclusos na sua viagem, como hospedagem, transporte, passeios, refeições e, até mesmo, os presentes que pretende comprar para amigos e familiares durante a sua estadia. Lembre-se que alguns destes gastos precisam ser multiplicados pelos dias de duração da sua viagem.

Sabendo o quanto você pode gastar por dia, para não iniciar 2024 com dívidas acumuladas, será possível começar a decidir os detalhes da viagem de forma mais realista.


2. Escolha o destino com sabedoria

Considerando o valor orçamentário disponível para as suas férias de final de ano, é chegada a hora de escolher o seu destino. Por ser um período de alta temporada, as atividades, a hospedagem, a comida, etc., estarão com preços mais elevados. Com isso em mente, pesquise pela internet os passeios que deseja fazer, as acomodações e a distância. Com essas informações em mãos, você poderá escolher um local com melhor custo-benefício. Talvez uma viagem internacional esteja dentro do seu orçamento, ou passar uns dias no interior do seu estado. Tudo depende do quanto você pode gastar.


3. Busque economizar no transporte

Dependendo da distância que existe entre você e o destino da sua viagem de final de ano, o único transporte possível é o avião. Se esse for o caso, cadastre a localidade desejada em sites de busca como o Google Flights, que permite a comparação de preço dos voos, possibilitando a compra de passagens mais baratas. Para ter sucesso, fique atento aos alertas recebidos, principalmente durante a madrugada, quando ocorrem algumas promoções.

Se for ir de carro, vá acompanhando o preço da gasolina e, já avise aos participantes que irão dividir os custos que esse valor também será incluso nos gastos. Para quem vai viajar sozinho, algumas plataformas oportunizam caronas mais baratas que passagens de ônibus, como o BlaBlaCar. Quem for utilizar esse serviço, deve pesquisar por data e destino final, avaliando o histórico do motorista, para garantir uma viagem segura. Você pode, inclusive, oferecer esse serviço se estiver com lugar sobrando no carro.


4. Busque opções baratas de acomodação

Sites como o Booking e o Airbnb reúnem em um só lugar diversas opções de hospedagem, permitindo a pesquisa pelos menores valores. Para ver as melhores opções de custo-benefício na sua escolha de destino, informe a data de ida e volta, quantas pessoas irão viajar e o local desejado.

A partir disso, você irá decidir se a melhor alternativa é se hospedar em um hostel, na casa de alguém ou alugar um imóvel só para você e sua família e/ou amigos. Essa última opção possibilita um pouco mais de privacidade, além de permitir um número maior de pessoas em alguns casos, aumentando a quantidade de pagantes para dividir o valor final. Outra dica boa é escolher uma reserva que permita o cancelamento gratuito, caso ocorra algum imprevisto.


5. Reserve passeios antes de viajar

Com o seu planejamento e itinerário em mãos, busque on-line por passeios promocionais no seu destino. Dessa forma, você economiza e ainda garante o seu ingresso, que pode estar esgotado devido à alta demanda. Sites como o CupomTur e o Clubinho de Ofertas contam com preços promocionais para passeios e atrações em diversas localidades.


Uma dica extra que pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua viagem de final de ano é aproveitar a Black Friday! A data será oficialmente comemorada no Brasil no dia 24 de novembro, mas muitos produtos e serviços já estão com descontos imperdíveis. Não deixe para depois ou pagará mais caro pelas suas férias. Comece o seu planejamento agora mesmo e desfrute do descanso sem se preocupar com o endividamento!

Sua vida financeira em dia: assine nossa newsletter e receba os novos artigos do blog