18/10/2023
Câncer de mama é pauta durante Outubro Rosa na Redebrasil

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), só para o ano de 2023 estão previstos 73.610 novos casos, sendo as maiores taxas de incidência e de mortalidade registradas nas regiões Sul e Sudeste do país.

Com um quadro de funcionários composto principalmente por mulheres, que correspondem a quase 80% do total de nossos colaboradores, a Redebrasil leva esse assunto muito a sério. Por isso, se uniu mais uma vez à campanha nacional do Outubro Rosa, realizando diversas ações no decorrer do mês, visando a promoção do conhecimento e da conscientização sobre a pauta.

No início de outubro, todos receberam fitas rosas simbolizando o comprometimento com a causa, junto a um informativo apresentando o passo a passo para a realização do autoexame da mama. Embora o diagnóstico de câncer de mama seja mais comum em mulheres a partir dos 50 anos, o autoexame é indicado para mulheres a partir dos 20 anos. O reconhecimento precoce da doença permite um tratamento menos agressivo e aumenta as chances de cura.


Palestra do Outubro Rosa enfatizou a importância da prevenção


A Redebrasil também promoveu uma sexta temática, convidando os colaboradores a, literalmente, vestirem a camisa em prol da conscientização e da prevenção. Em sua unidade localizada em São Paulo/SP, uma palestra sobre a temática foi realizada em parceria com o Grupo Saber é Saúde. O encontro pôde ser acompanhado de forma remota pelos funcionários das demais unidades da empresa.

O palestrante Dr. Nilson Campan iniciou sua fala identificando alguns fatores que podem estar relacionados ao aparecimento do câncer de mama, que não possui uma causa única. O envelhecimento é um dos fatores comportamentais, assim como o consumo de álcool em excesso, o tabagismo e o excesso de peso. A vida reprodutiva/hormonal da mulher também pode oferecer influência sobre o aparecimento da doença.

Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos, não tiveram filhos ou engravidaram pela primeira vez após os 30 anos, entre outros fatores, estão mais predispostas a receberem o diagnóstico. O histórico familiar também é um agravante que deve levar as mulheres a se prevenirem, fazendo o acompanhamento médico regularmente. Nódulos invisíveis nos seios, deformação e secreção do mamilo são alguns dos sintomas. Por isso, a importância do autocuidado através da realização do autoexame.

Embora o câncer de mama afete apenas 1% da população masculina, os homens também devem se prevenir. Além do autoexame, algumas práticas são aliadas da prevenção, como adotar o hábito de fazer atividades físicas, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e optar por uma alimentação saudável. Para as mamães, o recomendado é amamentar o seu bebê, se possível.

Até o final deste mês, os colaboradores da Redebrasil seguem recebendo informativos sobre o Outubro Rosa nos meios digitais, sendo incentivados a se cuidarem durante o ano inteiro. Afinal, um toque pode mudar a sua vida!

Sua vida financeira em dia: assine nossa newsletter e receba os novos artigos do blog