05/09/2023
Inclusão e empatia foram pautas de encontro na Redebrasil

De 21 a 28 de agosto, ações em todo o Brasil foram promovidas na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Introduzida no calendário pela Lei nº 13.585/2017, a data foi comemorada na Redebrasil com um encontro que reuniu os jovens aprendizes contratados em parceria com a Associação Canoense de Deficientes Físicos.

O tema definido para o ano de 2023 foi ‘Conectar e somar para construir inclusão’, com o objetivo de reforçar a importância da comunicação interpessoal e digital como uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas em prol da construção da inclusão. Durante a ação, os jovens realizaram uma dinâmica em grupo, sendo convidados a apresentar meios para transformar o conceito de inclusão e empatia em práticas que, de fato, tornem o ambiente de trabalho mais acolhedor a todos.

 

Setor de Treinamento atua na promoção da inclusão

 

Comprometida em impulsionar a diversidade e a inclusão em suas unidades, a Redebrasil possui um projeto junto à ACADEF para contratação e capacitação de jovens aprendizes com deficiência. Estes colaboradores assinam um contrato de um ano com a empresa e, após esse período, têm a oportunidade de efetivação.

Semanalmente eles participam de treinamentos visando seu preparo para atuarem nos diversos departamentos disponíveis dentro da empresa. Conforme a instrutora Bianca Bonatto, a turma inicia aprendendo sobre o setor operacional, com os conceitos básicos de atendimento aos vários perfis de clientes, seguindo para as demais áreas conforme evolução das aulas.

A participação de profissionais de diferentes setores também colabora no futuro direcionamentos dos jovens aprendizes a funções nas quais tenham mais afinidade. “Com programas como este temos a oportunidade de conhecer e entender melhor as diferenças e as necessidades individuais, criando um ambiente que seja acolhedor para todos”, pondera Bianca. Ao seu ver, a empresa se beneficia com os trabalhadores ao mesmo tempo que cumpre seu papel social, auxiliando os jovens a se descobrirem pessoal e profissionalmente.


Parceria com a ACADEF auxilia na contratação de PCDs


Neste ano, 12 jovens aprendizes estão participando do projeto fruto da parceria da Redebrasil com a ACADEF, que está em vigor desde 2019.

Para promover a inclusão na prática, Bianca explica que o treinamento é estruturado de forma diferenciada, visando atender individualidades e desenvolver os potenciais ao máximo. “É um desafio, mas temos imensa gratidão pela oportunidade, pois é um crescimento profissional e pessoal que vamos levar para a vida toda”, conclui.

Para o também instrutor de treinamento Israel Chaves, tem sido uma grande conquista poder presenciar a evolução da turma ACADEF e identificar o avanço do programa na Redebrasil. “Trabalhamos para que todos sejam de fato incluídos em nossa empresa, acolhidos e direcionados para os setores da melhor forma possível”.

 

Operação possui projeto com foco na inclusão

 

A Diversidade e a Inclusão também são temas trabalhados entre as lideranças e áreas de apoio por meio de treinamentos periódicos e ações promovidas pelo Comitê Rede de Diversidade. No setor de Operação, um projeto implantado neste ano tem como foco garantir o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores com deficiência.

Supervisora operacional responsável pelo grupo que atualmente soma 26 operadores, Beatriz Braga explica que o time começa sua capacitação com treinamentos e acompanhamentos diários, primeiramente para conhecer os sistemas utilizados na recuperação de crédito, evoluindo gradativamente nas tarefas até chegarem às ligações e tratativas diretamente com os clientes.

“Aqui na Redebrasil não contratamos Pessoas com Deficiência pela cota, mas pela Inclusão, para que todos tenham oportunidade de se desenvolver e crescer. Nós fazemos a diferença na vida dessas pessoas, assim como elas fazem na nossa”, enfatiza a líder. Acompanhando os colaboradores no dia a dia, Beatriz conta com mais três profissionais para dar o suporte à equipe de forma ágil e individual.

A supervisora operacional observa que o progresso dos operadores é notável e constante, servindo de motivador para dar continuidade ao projeto. “Ver a evolução, a dedicação e a preocupação de cada um em fazer o seu melhor, me deixa muito feliz e com a sensação de dever cumprido”, finaliza.


Quer fazer parte da nossa Rede de Diversidade e Inclusão? Venha conhecer mais sobre a nossa cultura e se inscreva em nossas vagas afirmativas para Pessoas com Deficiência AQUI



Sua vida financeira em dia: assine nossa newsletter e receba os novos artigos do blog