12/12/2023
Siga essas dicas e economize na conta de luz durante o verão

O verão, que só começa oficialmente no dia 22 de dezembro, já vem mostrando sinais em todo o Brasil, com fortes ondas de calor sendo registradas em diversos estados. As altas temperaturas também geram preocupação com o possível aumento da conta de luz dos brasileiros.

De acordo com a EDP Brasil, uma das maiores empresas de energia elétrica do país, isso acontece de forma natural, uma vez que aparelhos de refrigeração como o ar-condicionado, o freezer e a geladeira consumem mais energia para manter o mesmo desempenho em épocas de temperatura muito elevada. O impacto na conta de energia elétrica pode chegar a um aumento de 50%.

Visto que tais aparelhos são indispensáveis para sua saúde e bem-estar no verão, entenda como funciona o consumo de cada aparelho e coloque as seguintes dicas em prática para não exceder o orçamento.


Ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consome energia


Considerado indispensável para muitas pessoas nos dias de mais calor, o ar-condicionado é um dos grandes vilões quando o assunto é o valor da conta de luz. Conforme a Enel SP, um aparelho com potência de 15.000 BTU’s consome cerca de 194 kWh no mês, se utilizado por oito horas por dia, somando mais de R$ 180 no valor final da sua conta.

O conselho da CPFL Energia é ajustar a temperatura do ar condicionado para 24ºC ou mais. Isso porque, a cada grau abaixo dessa temperatura, o consumo de energia elétrica aumenta em cerca de 8%. Outra dica básica é manter o ambiente climatizado seguro, com as janelas, cortinas e persianas fechadas, impedindo a entrada de ar quente.

Para quem não quer gastar mais dinheiro no verão, ou não possui ar-condicionado, os ventiladores são uma boa opção para amenizar as altas temperaturas. Um ventilador de teto ligado na velocidade média, por exemplo, consegue arejar o ambiente consumindo 11 vezes menos energia elétrica.


Cuidado com o uso da geladeira para não gastar mais dinheiro 


Embora nem todos os brasileiros tenham ar-condicionado em casa, ou optem por usar o aparelho mesmo em altas temperaturas, a geladeira está presente na casa de quase toda a população e fica ligada 24 horas por dia. Representando, em média, 30% do consumo total da energia nas residências, ela pode ser a causa de aumento na conta de luz no verão.

Para evitar que isso ocorra de maneira significativa, e garantir a economia do seu dinheiro, evite abrir a porta da geladeira muitas vezes por dia ou ficar muito tempo com ela aberta. Não esqueça de conferir se as vedações de borracha da porta estão funcionando corretamente. Caso não, será necessário fazer a troca das mesmas, para que a sua geladeira esteja devidamente fechada, não permitindo a entrada de calor.

O eletrodoméstico precisa ser instalado a uma distância de 10cm da parede e longe de locais que emitam muito calor, como próximo a fogões. E, lembre-se de nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar peças de roupa.


Usar o chuveiro no modo Verão economiza até 30% de energia


Consumindo energia elétrica tanto quanto o ar-condicionado, o chuveiro elétrico também precisa ser usado de forma inteligente no verão. A melhor opção para se refrescar sem gastar muita luz é utilizar o aparelho regulado na posição Verão ou desligado, o que pode economizar até 30% de energia elétrica.

Outras práticas simples podem ajudar a diminuir o valor da sua conta de luz! Você pode poupar dinheiro investindo em lâmpadas de LED ou fluorescentes, acendendo-as apenas quando a luz natural já tiver dado lugar à noite. Além disso, sempre apague a luz ao sair de um cômodo e não deixe o aparelho de TV ligado se ninguém estiver assistindo.

Quando for comprar estes eletrodomésticos, não esqueça de verificar o Selo Procel, que definem o quanto eles irão consumir de energia elétrica. A classificação mede a capacidade dos aparelhos funcionarem consumindo o menos possível, indo de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

Na hora de lavar ou passar roupas, deixe acumular uma quantidade maior de peças, para não precisar utilizar os aparelhos muitas vezes na semana. Desligar os eletrônicos que não estão sendo utilizados também ajudará a baixar o valor da conta de luz.

Siga essas dicas nestes dias de maior calor e mantenha sua conta de luz dentro do seu orçamento!

Sua vida financeira em dia: assine nossa newsletter e receba os novos artigos do blog