10/10/2023
10 dicas práticas para economizar dinheiro no dia a dia

Quem nunca se assustou ao ver o valor total da fatura do cartão de crédito no final do mês? A falta de um planejamento financeiro e de um orçamento mensal estabelecido costuma ter esse efeito negativo, que dói ainda mais no bolso dos brasileiros. Conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), 77,4% das famílias do país estão endividadas, com boletos que não conseguirão pagar.

O levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de setembro de 2023 e demonstra a necessidade de economizar no dia a dia para se alcançar a saúde financeira e o nome limpo. Mesmo valores considerados pequenos podem fazer a diferença na soma total do mês e, quem sabe, até significar dinheiro sobrando?! Confira 10 dicas práticas e comece a economizar hoje mesmo:


1. Diminua os pedidos de delivery 


Hábito que cresceu muito na pandemia e veio para ficar, comprar comida de plataformas como Ifood e Uber Eats oferece praticidade e diversificação de cardápio. Dependendo da sua rotina, é a opção ideal, desde que esse gasto esteja previsto no seu orçamento. Caso contrário, essa prática que é prazerosa e pode parecer até inofensiva, com todos os cupons de desconto e frete grátis, pode se tornar um grande vilão da sua carteira.

Faça um teste agora: pegue a última fatura do seu cartão de crédito e some tudo o que gastou em delivery. Para economizar pelo menos uma parte dessa quantia no mês que vem, prefira comprar comida no supermercado e cozinhar! Dessa forma, o mesmo dinheiro que seria investido em uma única refeição pode custear três ou até mais. E se não quiser cortar totalmente seu lanche, uma boa dica é designar uma refeição da semana para esse agrado pessoal.


2. Busque não gastar tanto no supermercado


Falando em começar a cozinhar, as compras do mês também entram nas 10 dicas para economizar dinheiro no dia a dia. Uma das primeiras coisas a se fazer antes de ir ao supermercado é definir um orçamento máximo e fazer uma lista de tudo o que será adquirido. Algumas lojas costumam dar descontos para certos produtos em dias específicos e oferecer cupons para os clientes em aplicativos e revistas.

Se você tem um supermercado em que sempre vai, fique atento a essas oportunidades de descontos e, caso não seja ‘fiel’ a nenhum estabelecimento, comparar preços antes de comprar sempre gera economia! Outra dica que vai te ajudar a gastar menos dinheiro é não ir fazer suas compras com fome, para não acabar exagerando nas ‘besteiras’. Caso tenha filhos, é melhor deixar eles em casa.


3. Prefira transporte público aos carros de aplicativo 


Tal qual os gastos com delivery, as idas e vindas todos os dias em aplicativos de transporte como Uber, 99, Cabify, entre outros, veio para facilitar a rotina das pessoas. No entanto, de pouco em pouco a conta vai subindo e esse hábito pode acabar custando muito caro no final do mês. Vamos fazer o mesmo exercício e somar quanto você gastou com carros de aplicativo na sua última fatura do cartão de crédito?

Se o valor encontrado ultrapassou o orçamento mensal que você possui para esse serviço, mudanças precisam ser feitas! É chegada a hora de você se organizar para começar a usar o transporte público, que acaba sendo mais barato, e deixar o Uber apenas para emergências/exceções. 

A carona também é uma ótima opção para ir ao trabalho, por exemplo. Veja se algum colega não faz o mesmo percurso que você para dividirem a gasolina ou até mesmo o carro de aplicativo, se for o caso. Lembrando também que você sempre pode ir andando em locais mais próximos, certo?! Além da economia, você ainda coloca os exercícios em dia.


4. Troque o bar por encontros sociais em casa


Todos precisam de momentos de lazer para relaxar e dar boas risadas com os amigos, mas esses encontros somados podem pesar no bolso do final do mês. Quem hoje consegue sair para comer alguma coisa e não gastar pelo menos cerca de R$ 100? Para não perder esses momentos especiais nem gastar mais do que devia, convide seus amigos para um evento mais caseiro.

Seja na sua casa ou na deles, é sempre mais barato comprar suas comidas e bebidas no supermercado. Para dividir o trabalho, mais de uma pessoa pode cozinhar e vocês podem até dividir as despesas, que ainda sairá mais barato do que se tivessem ido jantar e beber fora. Outra opção  é fazer um ‘rodízio’ entre os amigos e deixar cada um responsável por bancar o encontro quando for receber a galera em casa. 


5. Procure por eventos gratuitos nas proximidades


Um parque de diversões, parque aquático, viagens, shows, são todas opções de lazer para você curtir com os amigos e a família que tem a capacidade de estourar seu orçamento muito rápido. Para evitar que isso aconteça, uma das 10 dicas de economia no dia a dia é ficar por dentro da programação cultural da sua região. É muito comum que as prefeituras realizem eventos gratuitos que podem ir desde peças de teatro ao ar livre até feiras e concertos.

Para fugir do calor, uma boa opção é pesquisar em sites de cupons de desconto para parques aquáticos. Outra alternativa é fazer viagens curtas em locais mais próximos, aproveitando as belezas das cachoeiras, jardins botânicos e demais belas paisagens que seus arredores tem a oferecer. Se for viajar para mais longe, o jeito de economizar é comprar tudo com muita antecedência, sempre comparando preços e aproveitando descontos relâmpagos.


6. Desligue as lâmpadas e as torneiras


A conta de luz é um gasto mensal fixo que sempre deverá estar previsto no seu orçamento. Mesmo assim, é possível economizar ou, pelo menos, evitar que o valor do seu boleto aumente em períodos de muito calor ou de chuva, uma vez que o ar condicionado e as secadoras são grandes consumidores de energia elétrica. 

Para diminuir o valor, prefira as lâmpadas de LED e lembre-se de desligá-las sempre que sair dos cômodos e evite acendê-las durante o dia. Procure não usar o chuveiro elétrico entre as 17h e às 22h e não demore muito tempo no banho. Esse hábito ajudará você a poupar na conta de luz e na conta de água, visto que um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Desligar torneiras ao ensaboar a louça e escovar os dentes também ajuda a economizar.


7. Não compre sem comparar preços


Uma das dicas práticas infalíveis para economizar no dia a dia é comparar preços antes de comprar. Para criar esse hábito, faço isso para tudo o que for adquirir, do barato ao mais caro. Especialmente para o que tiver valor mais elevado, é preciso pesquisa e paciência. Verifique o valor do mesmo produto em lojas físicas e virtuais, observando também as marcas e funcionalidades.

Vale ressaltar que nem sempre o mais barato é o ideal a longo prazo. Para não ter prejuízos em um futuro próximo, na compra de eletrodomésticos, por exemplo, considere a qualidade do produto a ser adquirido antes de efetuar a compra.


8. Aproveite campanhas de desconto


É uma ótima pedida para economizar no dia a dia linkar a etapa de comparar preços com campanhas de descontos. Seguindo o mesmo exemplo dos eletrodomésticos, no mês que vem teremos no Brasil a Black Friday, um dia no mês em que a grande maioria das lojas aplica descontos exclusivos em seus produtos. Alguns estabelecimentos vão mais longe e adotam o Black November, oferecendo promoções durante todo o mês de novembro.

Aproveite esse período para fazer suas compras pagando menos! Mas, como nem todas as lojas aplicam de fato os descontos, você deve ver agora como estão os preços para ter certeza de que a promoção oferecida realmente está valendo a pena. Ative as notificações dos sites para facilitar o recebimento de avisos de promoções e descontos.


9. Evite usar o cartão de crédito para tudo


Sabemos que o cartão de crédito é um grande aliado da vida dos brasileiros e, se usado com planejamento e estratégia, facilita o dia a dia sem prejudicar as finanças. O grande problema é usar o cartão como uma extensão do seu salário, saindo completamente do seu orçamento gastando mais do que ganha. Por isso, antes de usar o seu, pense se esse gasto já está incluso no seu orçamento do mês, seja para alimentação, vestimenta, contas fixas, lazer, etc.

Caso não esteja, essa não é uma conta que você deve fazer e, já que não tem o dinheiro para tal, não passe o cartão e deixe esse gasto para outro momento. Mesmo pequenos valores podem somar uma quantia alta quando a fatura fechar, por isso, use o cartão com consciência!


10. Adote a prática de pechinchar


Há quem tenha vergonha de fazer isso, mas a última, mas não menos importante das 10 dicas para economizar dinheiro no dia a dia, é pechinchar. Isso mesmo, pedir desconto é uma prática que deve, sim, ser adotada porque faz toda a diferença. Busque sempre negociar antes de comprar algo, chegando ao melhor custo-benefício para você. Comprando à vista fica mais barato? Os juros são menores se diminuir o parcelamento? Questione!

Ao colocar esses hábitos em ação no dia a dia, seu bolso já sentirá uma folga e suas finanças ficarão mais balanceadas. Quem sabe finalmente não sobra para você iniciar a sua reserva de emergência?!

Sua vida financeira em dia: assine nossa newsletter e receba os novos artigos do blog