11/01/2024
4 dicas para não se endividar na ‘queima de estoque’ de janeiro

Desde o início do mês de janeiro, os consumidores brasileiros estão recebendo propagandas da famosa ‘queima de estoque’ que acontece todo começo de ano no varejo nacional. Prometendo descontos de até 80% nos mais diversos produtos, os lojistas buscam aumentar o rendimento que ficou abaixo do esperado no período de festas em dezembro.

Segundo pesquisa do Serasa Experian, ao invés do aumento previsto, as vendas do varejo físico registraram uma queda de 1,4% na semana do Natal, sendo o pior índice em três anos. O final de semana do Natal foi pior ainda, com as vendas caindo 10,7% entre os dias 22 e 24 do mês.

Se você faz parte do grupo de pessoas que deixou de comprar nesse período para aproveitar os descontos maiores concedidos em janeiro, fique atento às nossas dicas financeiras! Assim você conseguirá aproveitar as condições especiais liberadas sem sofrer golpes financeiros ou contrair dívidas acima do permitido pelo seu orçamento. 

 

1.       Avalie a real necessidade de compra


A grande quantidade de ofertas na ‘queima de estoque’ de janeiro pode levar os consumidores a se deslumbrarem e acabarem comprando produtos que não estão precisando apenas pela satisfação de fazer um ‘bom negócio’. Para não cair nessa armadilha, lembre-se que, se você não comprar, o desconto é ainda maior.

Com isso em mente, faça uma lista das coisas que você está precisando adquirir, destacando qual é a urgência de cada uma delas. Nessa época, muitos eletrodomésticos se encontram com valores promocionais e, dependendo das condições de pagamento oferecidas, pode ser uma boa hora para obtê-los. Também pode ser um bom momento para renovar o guarda-roupa da família com as peças da coleção passada ou comprar eletroeletrônicos úteis para o início do ano letivo em fevereiro.


2.       Compare preços antes de comprar


Agora que você sabe o que realmente não pode mais ficar sem, é chegada a hora de pesquisar valores. Ainda que muitas lojas estejam oferecendo descontos de 80%, nem todas elas têm o mesmo valor inicial, ocasionando diferença no valor final do produto. Para conseguir a melhor oferta, separe um tempo para comparar os preços oferecidos pelas lojas concorrentes.

No caso da ‘queima de estoque’ em lojas físicas, você ainda pode acabar conseguindo descontos maiores ao informar o valor visto na concorrência, já que é um período em que os lojistas querem fechar vendas para abrir espaço para uma nova leva de mercadorias. Para comparar preços em lojas virtuais, é possível usar sites como o Buscapé, lembrando também de contar o valor do frete para avaliar se vale mais a pena adquirir o produto na loja física ou on-line.


3.       Atenção para a qualidade dos produtos


Um dos grandes objetivos da ‘queima de estoque’ de janeiro é comercializar aqueles produtos que não foram vendidos no ano anterior e já estão parados na loja a um certo tempo. Isso pode fazer com que nem tudo o que está sendo vendido com descontos de até 80% estejam nas melhores condições. Seja minucioso na inspeção das mercadorias antes de adquiri-las, para garantir a sua qualidade e não ter problemas depois.

Um conselho do Procon é, sempre que possível, testar o funcionamento do eletrodoméstico ou eletroeletrônico ainda na loja, verificando se não há nenhuma peça e/ou acessório faltando. Não esqueça de verificar se o produto possui garantia e quais são as empresas de assistência técnica disponíveis na sua região. O Instituto de Defesa do Consumidor alerta que, se o produto estiver mais barato justamente por algum defeito, isso deverá constar na nota fiscal.


4.       Considere as formas de pagamentos disponíveis


Antes de pagar pelos produtos selecionados, é preciso avaliar as formas de pagamento oferecidas pela loja. Caso você tenha o valor para pagar sua compra à vista, questione a possibilidade de um desconto maior. Assim, além de economizar, você não se compromete com uma nova dívida para 2024. Se optar pelo parcelamento, verifique se há incidência de juros sobre as parcelas, aumentando o valor final do produto.

Isso tudo sem esquecer de considerar o quanto essa nova aquisição irá afetar as suas finanças! Aqueles que se prepararam financeiramente para a ‘queima de estoque’ de janeiro, provavelmente já têm o dinheiro em mãos ou reservaram uma parte do seu orçamento para esse novo parcelamento. Quem não se planejou, deve avaliar seu poder de compra atual, sem esquecer dos gastos que chegam todo começo de ano, como IPVA, IPTU, material escolar, etc.

Os consumidores que tiverem dívidas em atraso, precisam colocar como prioridade o seu pagamento ou negociação antes de fazer mais uma conta. Confira os descontos exclusivos liberados para renegociações de débitos com os parceiros da Redebrasil e comece 2024 com o nome limpo! Nossos agentes especializados estão prontos para atender você AQUI

Sua vida financeira em dia: assine nossa newsletter e receba os novos artigos do blog