Check-ups são essenciais para garantir a saúde e bem-estar do corpo e da mente. Mesmo sem nenhum sinal de qualquer problema, avaliações periódicas permitem a identificação de possíveis obstáculos ou pontos a melhorar. Com a saúde financeira não é diferente.
De tempos em tempos, uma análise sincera sobre as finanças pessoais possibilita que mudanças sejam feitas em busca de resultados mais satisfatórios. Sem dúvida, essa é uma etapa importante para todos aqueles que buscam colocar a Educação Financeira em prática.
Tire um momento agora para fazer uma rápida análise da sua vida financeira! Você:
( ) costuma gastar mais do que ganha no mês;
( ) atrasa o pagamento de dívidas com frequência;
( ) costuma usar cheque especial e/outros tipos de empréstimos;
( ) considera o cartão de crédito seu salva-vidas.
Se você assinalou 1 ou mais dessas opções, ou talvez nem tenha conseguido responder a todas por não possuir um controle financeiro eficaz, chegou a hora de conhecer os pilares da Educação Financeira.
Conheça os 4Rs da Educação Financeira e mude de vida
Os 4 pilares da Educação Financeira, também conhecidos como os 4Rs, são: Reconhecer, Registrar, Revisar e Realizar.
Reconhecer
O primeiro passo para obter uma vida financeira saudável é justamente fazer uma revisão geral, identificando problemas como os citados acima. Mais do que saber o que precisa melhorar, esse é o momento de definir quais são as suas prioridades e objetivos.
Não está satisfeito com o percentual dos seus ganhos que está comprometido com o pagamento de dívidas todos os meses? Não possuir uma reserva emergência é uma preocupação? Quer se organizar para fazer aquela viagem dos sonhos? Esse pilar da Educação Financeira será a base para você começar a controlar seu dinheiro e tê-lo como um aliado para o seu sucesso.
Registrar
Ciente de onde você se encontra financeiramente, e onde deseja chegar, o segundo pilar a ser colocado em prática é o registro. Seja em papel, planilha ou aplicativo, você deve começar a registrar quais são os seus ganhos, desde as fontes de rendas fixas mensais até um valor adicional que entre em um período específico.
Mais do que isso, também será necessário registrar todos os gastos. Insira o valor desembolsado e onde ele foi empenhado. Essa regra vale para as dívidas fixas, qualquer parcelamento que você tenha feito e, ainda, dinheiro que tenha utilizado no dia a dia, independentemente de o valor ser ou não alto.
Revisar
Terceiro na lista dos 4Rs da Educação Financeira, a revisão consiste em uma análise nos comportamentos que levaram ao seu descontrole financeiro. Perceba o que motivou seus gastos até o momento, se a impulsividade e até mesmo a ansiedade o fizeram comprar sem consultar seu orçamento.
A necessidade pode ter sido o que levou você a fazer dívidas, e não somente o supérfluo. Ainda assim, adquirir débitos que não condizem com os seus ganhos é um hábito que precisar ser deixado para trás. Adote a prática de pesquisar preços e torne-se adepto do consumo consciente. No começo pode parecer difícil, mas a sua saúde financeira agradecerá no futuro.
Realizar
Pilar final da Educação Financeira, a realização é onde todos querem chegar! Se você colocou em prática todos os demais pilares, agora é hora de agir em prol dos seus objetivos e sonhos, identificados lá no começo dessa jornada rumo a uma vida financeira saudável.
Ciente de tudo o que você ganha e onde está gastando mais do que deveria, nesta fase você irá cortar custos e buscar investimentos estratégicos. Claro, tudo isso sem deixar de manter suas contas em dia e o nome limpo. Não deixe os processos te assustarem! Somente a organização irá te ajudar a mudar de vida.