22/01/2024
Técnica SMART: aprenda a planejar suas metas financeiras

A maioria dos brasileiros tem vontade de planejar sua vida financeira. No levantamento realizado pelo Datafolha a pedido da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), 8 em cada 10 entrevistados revelaram esse desejo e 58% já estavam com metas traçadas para os próximos 12 meses. Esse número teve uma queda de quase 10% quando o público foi questionado sobre seu planejamento financeiro para os próximos 10 anos.

Antes de qualquer coisa, o planejamento é um hábito, que pode ser criado por qualquer pessoa que possua constância. Se você faz parte do grupo de pessoas que pretende ter uma vida financeira mais organizada em 2024, agora é o momento ideal para começar traçando seus objetivos com visão e estratégia, adotando a técnica SMART. Mesmo que você pertença aos 3% que prefere deixar o futuro ao acaso, aprender esse método pode ajudar a ver o seu dinheiro render.


Origem e significado da técnica SMART


O caminho é muito mais longo quando não se sabe aonde quer chegar, afinal como saber se você já alcançou a linha de chegada se ela não foi definida? Além de ajudar você a reconhecer suas conquistas, traçar metas financeiras colabora para a sua motivação diária, sabendo que os pequenos passos dados todos os dias estão guiando você ao destino final.

Esse entendimento foi documentado pela primeira vez em 1981 pelo consultor norte americano George Duran, que apresentou o método SMART como estratégia para traçar metas no ambiente empresarial. Para ele, observar cada um desses requisitos ajudaria os gestores a definirem objetivos junto a suas equipes, motivando-as com melhor clareza:


S (Specific) = Específica

O primeiro critério da técnica SMART aponta a necessidade da definição de metas específicas. Ou seja, seu objetivo deve possuir clareza, sem ser muito abrangente. Assim, é possível visualizar os esforços necessários para conquistá-lo.


M (Measurable) = Mensurável

Para ser possível avaliar o seu sucesso, a meta traçada também precisa ser mensurável. Ao definir os indicadores que irão ‘medir’ a sua evolução, você conseguirá fazer uma avaliação de forma objetiva, motivando-se ainda mais a continuar focado para alcançar seus objetivos.


A (Attainable) = Atingível

Ter os ‘pés no chão’ ao definir suas metas é outro dos pontos da técnica SMART. Seu objetivo precisa ser atingível, algo que você, de fato, consiga realizar. Seguir essa diretriz ajuda a evitar a frustração e a desistência no meio do caminho. O sonho e a ousadia fazem parte dessa jornada, mas a meta traçada precisa ser alcançável com um plano de ação e esforço.


R (Relevant) = Relevante

Conquistar o sucesso almejado na busca pelas metas definidas depende muito do nível de dedicação empenhado. Por isso, é importante que o objetivo definido tenha real importância na sua vida, seja verdadeiramente relevante. Essa relevância também precisa ser comprovada dentro do contexto geral do seu propósito. De que forma esse esforço é estratégico para você chegar lá?


T (Time based) = Temporal

Para gabaritar a técnica SMART, sua meta precisa ter um prazo definido para ser alcançada. Esse requisito ajuda na organização do seu plano de ação, além de impedir a procrastinação.


Como usar a técnica SMART para traçar metas financeiras 


Agora que você conhece todos critérios para definir uma meta SMART (inteligente, no inglês), está na hora de aplicar a metodologia nas suas finanças. Digamos que você está endividado. Seu objetivo não pode ser apenas ‘acabar com as dívidas’, porque isso é muito abrangente. Seja específico, defina que você deseja quitar os débitos de R$ 5 mil dos credores x e y.

Para essa meta ser mensurável, os indicadores da sua evolução precisam estar claros. Caso a quitação seja feita por meio de negociação parcelada, por exemplo, o pagamento mensal das parcelas será esse medidor que o deixará mais próximo de atingir seu objetivo final. Você também precisa ser realista na hora de definir sua meta SMART. Possui o valor mensal necessário para a prestação? Pense nisso na hora de renegociar com seus credores.

Se esse valor não está previsto hoje no seu orçamento, será preciso poupar outros gastos e/ou fazer uma renda extra para atingir o objetivo. A relevância dessa meta é percebida no seu bem-estar financeiro. Mais do que isso, quando estiver livre das dívidas, poderá iniciar sua reserva de emergência e até pensar em começar a investir!

E qual será o período em que sua meta SMART será alcançada? Considerando o dinheiro disponível para o parcelamento da sua renegociação, digamos que você parcelou em 12 vezes. Dessa forma, seu objetivo terá sido cumprido em um ano. Nunca pule essa etapa, pois ela garante um empenho direcionado ao sucesso!

Com a metodologia SMART em mente, coloque na ponta do lápis quais serão as metas financeiras que você irá cumprir em 2024, detalhando cada um dos pontos citados. Caso sua meta SMART seja mesmo ficar com o nome limpo, acesse o site da Redebrasil e confira nossa lista de parceiros. AQUI você consegue renegociar suas dívidas com as melhores condições de pagamento.

Com estratégia e empenho, esse novo ano tem tudo para alavancar a sua vida financeira!

Sua vida financeira em dia: assine nossa newsletter e receba os novos artigos do blog