27/11/2023
13º salário: veja as melhores formas de usar o dinheiro extra

Novembro está chegando ao fim e, com ele, o prazo para o pagamento da primeira parcela, ou da parcela única, do décimo terceiro salário, que precisa ser depositada até o próximo dia 30 (quinta-feira). As empresas que optarem pelo parcelamento, devem depositar a segunda parcela até o dia 20 de dezembro. Se você faz parte dos 87,7 milhões de brasileiros que serão beneficiados com a bonificação, provavelmente está aguardando ansiosamente pelo dinheiro extra.

Conforme levantamento do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), esse pagamento irá injetar cerca de R$ 291 bilhões na economia do país. O valor recebido por cada um varia, uma vez que o cálculo da soma é feito em cima dos meses trabalhados de carteira assinada no último ano. Independentemente do quanto você receberá, é muito importante que use estes dias para avaliar suas opções e decidir onde irá empregar o seu 13º salário.


Pagamento de dívidas é prioridade do 13º salário


Não é porque esse dinheiro extra é recebido apenas uma vez ao ano, que o destino dele não poderá refletir nas suas finanças nos próximos meses. A primeira forma disso acontecer se dá por meio do pagamento de dívidas. Você possui dívidas em atraso? Esse é o primeiro ponto a ser considerado! Se a sua resposta foi positiva, liste tudo o que está em atraso.

Caso o seu 13º salário não seja suficiente para colocar todas as contas em dia, priorize a de valor mais alto, incluindo os juros. Se for quitar um parcelamento, por exemplo, todos os juros que seriam pagos representam a economia que será feita com a quitação à vista. Débitos no cartão de crédito ou cheque especial são sempre boas opções, devido aos altos juros de mora.

Já se preferir usar o montante para dar de entrada na renegociação de uma dívida maior, lembre-se de verificar no orçamento se você terá disponível o valor da parcela para seguir com os pagamentos mensais.


Dinheiro extra também pode ser guardado para 2024


Agora, se dívidas não são um problema para você, que tal usar ao menos uma parte do seu 13º salário para iniciar a sua reserva de emergência? A reserva financeira é uma quantia em dinheiro que todas as pessoas que cuidam da própria vida financeira deveriam ter à disposição. Destinada a possíveis imprevistos, a existência desse ‘pé de meia’ permite que você não sofra com a famosa ansiedade financeira, que pode ocasionar noites de insônia e até sintomas físicos.

Outra porcentagem do seu 13º salário pode ser muito bem empregado para cobrir aqueles gastos presentes em todo início de ano. Para quem tem filhos, o dinheiro extra pode ser útil na rematrícula da escola das crianças, assim como para a compra dos materiais escolares.

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) são outras contas certas de 2024 que podem ter seu pagamento garantido com a bonificação. Os tributos de cunho estadual e municipal, respectivamente, costumam receber descontos consideráveis no valor total quando quitados à vista.

Agora que você já destinou boa parte do seu 13º salário de forma estratégica, visando o seu bem-estar financeiro em 2024, não se sinta culpado em aproveitar para comprar algo para você ou até para presentear alguém neste Natal!

Sua vida financeira em dia: assine nossa newsletter e receba os novos artigos do blog